Para não esquecer

Não conheci Claudia Wonder no Madame Satã, tempo aliás em que eu nem nascido era. A primeira e única vez que a vi foi pelo ecrã como meu amigo Claudia, transmitido na Mostra Possíveis Sexualidades em Salvador, para onde mais tarde nosso grupo de pesquisa, o CUS, a levaria para realizar senão a última, uma das suas últimas apresentações artísticas em vida, como a emblemática estrela do Stonewall 40+.

por Caio Sá Telles

Posso dizer que não foi menos real para mim conhecê-la no cinema, mas foi possivelmente um dos modos mais comoventes e impactantes de ter contato com a personagem, a figura fabulosa que é Claudia Wonder. Por que pelo cinema a Claudia veio total para mim: brava, irreverente e humana. A partir daquele momento criou-se entre nós uma espécie de pacto de sensibilidade subversiva que não pôde encerrar-se com a sua morte, e é por isso que referir-me-ei sempre à ela no tempo presente, que é o meu tempo. Por que Claudia, enquanto vanguarda, não cabe no calendário. Enquanto vanguarda ela também escapa às classificações, e é por isso que no máximo posso defini-la como contrária à ordem e às subordinações que esta provoca. O seu maior legado sem dúvida é o de resistência à norma através da arte e do corpo. Um ativismo cultural, segundo a própria, espontâneo, sendo possivelmente oriundo daí o fato dela, além de ser Claudia, ser Wonder.

Em 29 de janeiro, dia da visibilidade TRANS, assista ao “Meu amigo Claudia” (2009), documentário de Dácio Ribeiro.

Tags: ,

Uma resposta to “Para não esquecer”

  1. Tweets that mention Para não esquecer « noquetange -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Gabriel Oliveira and Thiago Vivas, Maycon Lopes. Maycon Lopes said: novo post: Para não esquecer (Dia da visibilidade TRANS) https://noquetange.wordpress.com/2011/01/29/para-nao-esquecer/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: